Carregando horários de entrega.

Casa HortaCasa Horta

O que é agroecologia?

O que é agroecologia?

Mas afinal, o que são alimentos agroecológicos?

Primeiramente, precisamos entender o que é a agroecologia, com a ajuda da grande estudiosa do assunto, a Professora Ana Primavesi:

"A ciência agroecológica vê e trabalha com os ciclos e sistemas da natureza (ecossistemas), incluindo o próprio homem em sua visão holística, ou seja, por inteiro. E este inteiro inclui solo-planta-animal-homem, por isso inclui o aspecto tanto agrícola como social e ético e, portanto, também o político e econômico. "

A agroecologia é uma visão de mundo, abrangente e que fala de mudanças profundas, incluindo as questões sociais e culturais. Ela é um movimento em resposta à revolução verde e às consequências indesejadas que ela trouxe: a decadência dos solos, a monocultura, as secas e distúrbios no ciclo da água, as contaminações tanto dos agricultores quanto da natureza, a perda de biodiversidade, a concentração de renda e dependência de multinacionais, o êxodo rural e muitas outras questões.

Assim, a agroecologia busca trazer novos sentidos para a agricultura, recuperando algumas práticas e valores tradicionais. É chamada de agro-eco-lógica por seguir a lógica do local, dos fatores naturais (solo-água-clima) de um lugar. Na base de tudo, a saúde do solo: solo sadio - planta sadia - homem sadio, era o mantra da Prof. Primavesi. Nela, existe um componente quase "artesanal, humano, respeitoso e pessoal ", pois cada agricultor deve estabelecer uma relação com a terra, ser um grande observador da natureza e trabalhar em harmonia com ela.

Na prática, além da questão óbvia de nenhuma aplicação de agrotóxicos e adubos químicos, o foco é na compreensão das razões dos distúrbios (pragas, etc) e na correção do desequilíbrio que permitiu que isso acontecesse. É uma agricultura que não está preocupada em diminuir impactos negativos, mas em regenerar e cuidar dos ecossistemas.

Por essas razões, a ONU apoia a agroecologia - em um artigo sobre o mito da necessidade de agrotóxicos, do Conselho de Direitos Humanos (em relação ao direito de acesso aos alimentos), a agroecologia é descrita como a alternativa para o uso excessivo de pesticidas. A Organização afirma que a agroecologia é capaz de alimentar e nutrir todos os habitantes do nosso planeta; o problema é como o sistema é desigual e trabalha contra o acesso de todos aos alimentos. Ela descreve a agroecologia como "o estudo integral da ecologia de todo o sistema alimentar, englobando as dimensões ecológica, econômica e social. 

Resumindo, os alimentos que você encontra na Casa Horta são produzidos por agricultores que não utilizam agrotóxicos, e vão muito além: eles entendem a natureza sistêmica do belo trabalho que realizam, operam em harmonia com a natureza, olham para as causas de algum possível desequilíbrio, tratam suas plantas para que elas sejam sadias e nutritivas, cuidam do solo e da água, pensam na biodiversidade de toda a propriedade. Eles também atuam em conjunto, trocam conhecimentos e se apóiam, promovem a agricultura familiar e sonham com uma vida digna no campo. É um sistema de produção capaz de lidar com vários desafios que enfrentamos, ambientais, ecológicos, sociais e econômicos. 

A maioria dos produtores que trabalhamos possuem certificação de produção de orgânica, mas a confiança na qualidade do produto vem do fato que eles têm uma profunda consciência da saúde do ecossistema e da própria saúde, consumindo o mesmo alimento que vendem, com orgulho. Eles também contam com o apoio técnico de redes agroecológicas e trocam saberes entre eles.

Nós da Casa Horta, Fernanda e Clara, conhecemos pessoalmente todos os grupos que fornecem para a gente e acompanhamos de perto seu trabalho. Em nossas visitas, ficamos sempre maravilhadas com a visão e sabedoria que possuem e queremos compartilhar com vocês um pouquinho desse universo!

Esperamos que tenhamos contribuído para que você conheça mais de perto os alimento agroecológicos.

Nossas entregas

Conte conosco para abastecer a sua casa com alimentos saudáveis, itens de limpeza e cuidados pessoais. Através do site você confere nossas opções e faz o seu pedido, e através do WhatsApp, você assina nossas cestas semanais de hortifruti e recebe toda semana uma variedade de frutas, verduras e legumes selecionados por nós!

Cupom de desconto

No site, é só digitar HORTA10 na hora de fazer o pagamento e ganhar 10% na sua primeira compra!