Carregando horários de entrega.

Casa HortaCasa Horta

Folhas sempre frescas!

Folhas sempre frescas!

Todo mundo sabe que é um desafio ter folhas frescas para preparar saladas no dia a dia. Mas existem estratégias para facilitar o preparo. Investir um tempo para guardar os alimentos da melhor forma possível pode fazer a diferença entre comer salada ou não no dia a dia. Afinal, tem dia que dá aquela preguiça de lavar as folhas na hora do jantar.



Arregace as mangas!

Afaste a preguiça e encare a higienização e armazenamento das folhas. Faz toda diferença.

Lave bem as folhas sob água corrente, transfira para uma tigela com 1 litro de água e um bactericida da sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos.

Em seguida, retire as folhas com cuidado para que as sujeirinhas fiquem no fundo da tigela.

Enxague e seque bem. Se não tiver uma centrífuga, pode usar um pano de prato limpo ou papel-toalha.

Guarde as folhas em um recipiente com tampa ou em saco plástico.

Fica a dica: algumas folhas de papel-toalha secas, entre as camadas de verdes, ajuda a manter o frescor. O papel absorve qualquer umidade e mantém as folhas secas. A ideia é colocar uma folha de papel-toalha, uma camada de folhas verdes secas, uma folha de papel-toalha, uma camada de folhas verdes.

Para não perder!

Escolher bem o que vai comprar é imprescindível para ter um cardápio variado e saladas diferentes e gostosas por um longo tempo! Existem alguns vegetais que duram mais do que outros e ajudam a dar outra cara para a salada. Da próxima vez que for fazer compras pense em incluir repolho, acelga, espinafre, couve.

Na hora de escolher, vale seguir as instruções abaixo para garantir um alimento bem fresco e com tempo de vida prolongado:

  • Agrião: Escolha o agrião com as folhas verde-escuras e talos firmes.
  • Alface: Alfaces lisas e crespas devem possuir as folhas maleáveis e com cores vibrantes. As alfaces americanas devem ter cor verde clara. Independente do tipo, elas não devem apresentar manchas.
  • Couve: Compre a verdura firme, com a folha verde-escura, fresca sem manchas amareladas ou escuras. A couve cortada em tirinhas é prática, porém é pobre em nutrientes.
  • Repolho: Deve ter a cor viva e a cabeça firme, pesada e sem machucados. As folhas não devem ter manchas e devem ser firmes e não macias.
  • Rúcula: Compre a rúcula com folha verde-escura, fresca sem manchas amareladas ou escuras.



A criatividade é importante na hora de montar a salada para não cair na mesmice. Para facilitar, escolha um item de cada grupo e faça saladas fabulosas!

Base: alface, espinafre, couve, rúcula, acelga, repolho.

Alguma coisa crocante: cenoura, pepino, crouton, abobrinha, pimentão, maçã, grãos, brotos.

Alguma coisa macia: batata doce assada, queijo (de vaca ou vegetal), abacate, tomate, azeitona, trigo.

Alguma coisa inesperada: melancia, hommus, picles, ervas, frutas desidratadas.

Proteína: feijões, ovos, tofu, ervilha, quinoa, nozes, carnes.

Molho: à base de mostarda, à base de tahine, à base de iogurte, à base de vinagre, à base de ervas, à base de frutas.