Carregando horários de entrega.

Casa HortaCasa Horta

Abacate: grande aliado!

Abacate: grande aliado!

O abacate é um alimento incrível e cheio de benefícios à saúde. Rico em vitaminas, proteínas, cobre, fibras e gorduras boas, seu consumo pode auxiliar na redução do colesterol, fortalecer a saúde ocular e melhorar a digestão. Mas você sabia que ele também pode ser um grande aliado da sua beleza? Isto porque é rico substâncias antioxidantes como as vitaminas A e E que são ótimas para o rejuvenescimento da pele, já que lutam contra os radicais livres e ajudam a prevenir rugas.

Evite os componentes químicos que os produtos de beleza industrializados têm de sobra, confira a receita abaixo e incorpore de vez o abacate na sua vida!

Mascara caseira hidratante

Ingredientes:

  • Polpa de 1/2 abacate maduro
  • 170g de iogurte natural

Como usar:

  1. Em um recipiente junte os ingredientes e misture bem até formar uma pasta;
  2. Lave o rosto com sabonete neutro;
  3. Aplique a máscara no rosto todo, deixe agir por 20 minutos e enxague bem em água corrente.

A receita é infalível! Já na primeira aplicação ela remove as células mortas e restaura o brilho da sua pele. Pode ser usada por homens e mulheres de todas as idades, não tem contraindicação. 

Como Comprar?

Para uma boa receita, você precisa de bons abacates. Escolher as melhores frutas na feira ou no mercado pode ser difícil. Porém, basta saber pelo que procurar e como reconhecer os abacates mais madurinhos que você também vai voltar para casa com as frutinhas ideais para a sua receita.

1- Examine a cor do abacate

A primeira coisa que devemos notar em um abacate é a cor. Os abacates maduros têm uma coloração verde mais forte. Para comer a fruta assim que chegar em casa, escolha uma com um tom escuro. Já se pretender usá-la apenas daqui a alguns dias, aposte em uma mais clarinha

2- Aperte levemente a fruta

Caso encontre um abacate que pareça maduro, aperte para ter certeza. Segure ele na palma da mão e pressione levemente. A fruta madura deve ceder sem parecer macia ou molenga demais.

3- Examine a casca

Além da cor, você também deve avaliar atentamente a textura da casca. Ela deve ser um pouquinho áspera, mas sem nenhum afundado grande que sugira que a fruta foi machucada.

4- Examine o cabinho

Para ter certeza de que o abacate está maduro, com uma carne cremosinha, exponha o cabinho no topo da fruta. Caso a área embaixo dele esteja verde, pode levar o abacate para a casa. Já se ela estiver marrom, deixe a fruta no lugar, pois ela provavelmente estará passada.

Para conservar:

Guarde os abacates verdes em um saco de papel. Comprou o abacate ainda verde? Deixe amadurecer na bancada da cozinha por quatro a cinco dias. Para acelerar o processo, coloque a fruta em um saco de papel pardo junto com uma maçã ou uma banana. A outra fruta vai soltar gás etileno, fazendo com o abacate amadureça em dois ou três dias.

Guarde os abacates maduros inteiros na geladeira. Caso tenha comprado abacates maduros guarde eles na geladeira, isso vai ajudar a retardar o processo de maturação por até três dias.

Jogue suco de limão nos abacates cortados antes de levá-los à geladeira. Vai usar apenas metade de um abacate maduro? Guarde o resto da fruta na geladeira! Antes, porém, esprema um limão sobre a carne para que ela não fique amarronzada. Ponha o abacate em um recipiente plástico com tampa ou embrulhe-o com plástico-filme e guarde-o na geladeira por, no máximo, um dia. Deixar o caroço no lugar, ajuda a diminuir as chances do abacate cortado escurecer. 😉